Aliéksey Viana Trio

Aliéksey Vianna - Violão

Stephan Kurmann - Baixo

Lincoln Cheib - Bateria

Lançamento do cd – “in concert at the bird’s eye“ (Suiça/MG)

O Aliéksey Vianna Trio é formado pelo violonista mineiro Alieksey Vianna, o baixista suíço Stephan Kurmann e o Baterista paranaense Mauro Martins.

O grupo se formou na Basiléia, Suíça, em 2008 e desde então tem se apresentado em diversos eventos em países da Europa central. Entre os mais notáveis estão o In Guitar Festival (Winterthur, Suíça – 04/2012), o Heisnberg Guitar Festival (Heinsberg, Alemanha – 05/2013), o Off Beat Series (Basiléia –  08/2014), o Rencontres Internationales de la Guitare (Antony, França – 02/2015) e o bird’s eye jazz club da Basiléia, onde o grupo tocou diversas vezes desde 2010.

Em um fim de semana de Novembro de 2013, o trio se apresentou em duas noites consecutivas no bird’s eye. Na primeira delas, Peter Schmidlin, do selo TCB Music, estava presente na platéia. Ele gostou do que ouviu e, ao saber que o show estava sendo gravado, ofereceu lançar a essa gravação “ao vivo” em um CD do seu selo. Assim nasceu o primeiro disco do grupo, que está sendo lançado em 2015 em uma série de concertos pela Europa e Brasil (na qual o concerto desta noite se insere).

O Repertório do Trio inclui uma grande variedade de estilos. Ele enfoca a sonoridade do violão em composições de Ralph Towner, Toninho Horta, Juarez Moreira, Egberto Gismonti, Guinga, Marco Pereira e Paulo Bellinati, bem como em “standards” de Tom Jobim ou Pixinguinha e algumas composições próprias.

Neste concerto o grupo se apresentará excepcionalmente com um convidado especial - o renomado baterista belo horizontino Lincoln Cheib, convidado a substituir Mauro Martins.

Aliéksey Vianna

Aliéksey Vianna

Entre 1998 e 2002, Aliéksey Vianna foi premiado em mais de vinte concursos internacionais de violão e estabeleceu uma reputação internacional como um dos melhores violonistas de sua geração. Desde então tem colaborado com uma série de músicos dos mais diversos estilos, tais como: Pierre Boulez, Petri Sakari, Sérgio Assad, Paul McCandless, Mike Eckroth, Peter Erskine, Tracy Silverman, Dusan Bogdanovic, Carlos Malta, Antonio Carlos Carrasqueira, Dimos Goudaroulis e Mauricio Freire Garcia.

Convidado frequente de diversos festivais, já atuou como solista em mais de trinta países e frente a grupos como a Orquestra Sinfônica de Campinas e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (Brasil), Orquestra Filarmonia das Beiras (Portugal), Orquesta Ciudad de Almeria (Espanha), Orquestra Sinfônica da Basiléia (Suíça), Aukso Tychy Chamber Orquestra (Polônia), Orquestra Filarmônica de Turku (Finlândia), Knifkvarteten (Suécia) e Artaria Quartet (EUA).

Em 2001, teve a honra de integrar um septeto formado especialmente para a apresentação da obra “Le Marteau sans Maitre”, regida pelo próprio compositor, Pierre Boulez, no Carnegie Hall de Nova York.

Em 2005, lançou seu primeiro CD.  O álbum, inteiramente dedicado às composições para violão solo de Sérgio Assad, foi produzido pelo próprio compositor para a gravadora norte-americana GSP Records.

Em 2009 lançou seu 2o disco como solista: Ritmos e Danças, que é uma coleção de música pan-americana para violão e quarteto de cordas, na qual conta com participações do Ensemble São Paulo e Harmony Quartet-Shanghai.

Em 2011, ao lado de Paul McCandless e Mike Eckroth, Aliéksey lançou o DVD Ébano, seu primeiro trabalho fonográfico envolvendo música improvisada e composições próprias.

Em 2015, ao lado do seu trio formado com o baixista Stephan Kurmann e o baterista Mauro Martins, lança seu 4o disco: Aliéksey Vianna Trio – in concert at the bird’s eye, gravado ao vivo para a gravadora suíça TCB – The Montreaux Jazz Label.

Aliéksey iniciou seus estudos em Belo Horizonte, cidade onde nasceu. Obteve seu bacharelado no San Francisco Conservatory (EUA), classe de David Tanenbaum, e dois Mestrados - um em música erudita, na classe do professor Pablo Márquez, e o outro em Jazz, na classe de Wolfgang Muthspiel - ambos na Hochschule fur Musik Basel (Suíça). Atualmente cursa o doutorado em performance no programa docArtes do Orpheus Institut de Ghent, Bélgica.


Lincoln Cheib

Lincoln Cheib

Nasceu em Belo Horizonte em 1965 iniciou seus estudos de música com o baterista Esdras Expedito "Nenem" em 1979.

Em 1984 fez sua primeira tourne internacional ao lado do músico Celio Balona pela Europa.

Em 1985 participou da "Tour Vasp Instrumental 85" com o Artista Marco Antonio Araujo por 52 cidades brasileiras.

Trabalhou com músicos de grande importância na musica de Minas Geraes como Marku Ribas, Tino Gomes, Celso Adolfo e Mauricio Tizumba, fundamentais na formação da concepção do estilo "Mineiro"de tocar.

Trabalhou no grupo Sagrado Coração de Terra do musico Marcus Viana com quem gravou algumas importantes trilhas de novelas e adquiriu experiência da forma Sinfônica de tocar>

Em 1990 começou a tocar com Nico Assumpção com quem gravou o cd Três juntamente com o guitarrista Nelson Faria.

Em 1995 entrou para a banda de Milton Nascimento com quem toca até os dias atuais. No decorrer desses 18 anos gravou seis Cds com Milton quatro Dvds e fez mais de 900 shows pelo mundo inclusive com a Royal Filarmônica de Londres e a renomada Sinfônica do Broklin em NY.

Juntamente com seu irmão Ricardo Cheib criou os ritmos do Cd Nascimento 1997 que rendeu o Grammy Award de World Music e mais três desse mesmo premio da classificação Grammy Latino como melhor Cd e melhor musica.

Ha 10 anos lincoln leciona na Universidade Bituca de Musica em Barbacena formando músicos para o mercado de trabalho.

Nesse ano de 2014 lincoln cheib está apresentando a Oficina de musica " O Ritmo na obra de Milton Nascimento" no formato de Palestra show onde a obra desse artista genial é analisada e tocada ao vivo.

Ha 5 anos Lincoln tem uma coluna pedagógica na revista Modern Drummer Brasil.

STEPHAN KURMANN

Stephan Kurmann

Stephan Kurmann nasceu em 1958, na cidade de Basel, Suíça. E começou a tocar profissonalmente aos vinte anos de idade.

Ao longo da carreira, o músico participou de vários festivais pelo mundo inteiro, tocando com várias lendas do jazz como Chet Baker, Mal Waldron, Haral Mabern, Lee Konitz, Kirk Lightsey, Steve Grossman e outros. Em 1987, Kurmann finalizou seus estudos na renomada Swiss Jazz School na cidade de Berna e, ao mesmo tempo, tocava na Orquestra Sinfônica "Basel Sinfonietta".

Os ritmos "calientes" de Cuba sempre exerceram um verdadeiro fascínio no artista que, durante três anos, trabalhou e estudou na ilha de Fidel. Nessa época, Kurmann fez inúmeras apresentações na TV e no rádio, com grandes nomes da música cubana, como os famosos grupos "Cubanismo" e o "Havana Jazz Trio".

A grande experiência adquirida ao longo dos anos deu ao músico uma grande intimidade com os mais variados estilos do jazz, seu timing perfeito e seu intenso senso musical concedem um grande suporte rítmico a todas as bandas com quem toca. Devido a sua expressividade, originalidade e ao seu trabalho como solista, o músico se tornou um dos baixistas mais requisitados da Europa.

 

PROGRAMA

Ralph Towner Toledo
Aníbal Augusto
“Garoto” Sardinha
Lamentos do Morro
Toninho Horta/
Egberto Gismonti
I’ll Never Forget/Estudo para Violão
Paulo Bellinati Embaixador
Sérgio Assad da “Aquarella”
- Valseana
- Prelúdio e Toccatina
Juarez Moreira Castelo
Ralph Towner The Juggler’s Etude
Marco Pereira Pixaim
Aliéksey Vianna
Aliéksey Vianna