O Festival

O FIV surgiu em 2005, fruto da inquietação e do desejo dos seus idealizadores em realizar um festival musical de qualidade em Belo Horizonte. A ideia era criar um evento que pudesse trazer para a cidade violonistas dos 4 cantos do mundo, reunindo desde jovens virtuoses, como o polonês Grzegorz Krawiec, passando por grandes nomes da atualidade, como o argentino Pablo Marquez, a verdadeiros ícones do violão e da música popular do Brasil, como o Duo Assad, Zé Menezes e Egberto Gismonti.

Em sua oitava edição, o Festival Internacional de Violão já integra o calendário cultural da cidade, a exemplo dos nossos grandes fóruns e festivais. A proposta do FIV é oferecer a Belo Horizonte uma ampla amostra do que de melhor vem sendo produzido em música mundo afora, tendo como principal foco o violão.

Com o cuidado de equilibrar as diversas manifestações populares e eruditas, o FIV busca apresentar variedade de instrumentações: desde violão solo ou violão e voz, até trios de jazz, violão como solista frente a uma orquestra, coral ou quarteto de cordas. Desta forma, oferece uma programação diversificada, que agrada tanto a leigos quanto a profissionais, estudantes de música e amadores. Este público tem vindo de várias partes do país para assistir aos shows e participar das oficinas. Por isso também existe a preocupação de valorizar a produção local, incluindo sempre na programação representantes da escola do violão mineiro.

A oitava edição acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de abril e manterá formato consagrado nas edições anteriores. Os shows/concertos ocuparrão os palcos da Fundação de Educação Artísica (dia 10), do Grande Teatro do SESC Palladium (dia 11) e do Grande Teatro do Palácio das Artes (dia 12).

Fernando Araújo e Mônica Pedrosa

Mundo Urbano Convida Hamilton de Holanda

Gilson Antunes

Tabajara Belo Quarteto

Juarez Moreira, Luis Alves e Robertinho Silva

Mike Moreno

Duo Siqueira

Ricardo Silveira

Duo Halasz

Charlie Hunter Trio

Marc Teicholz

Pablo Marquez

Aliéksey Vianna

Juarez Moreira e Jorge Helder

Weber Lopes convida Zeca Assumpção e Paulinho Santos