Goran KrivoKapić

Definir novos padrões com virtuosidade técnica e suas características interpretações de repertório antigo e novo fazem de Goran Krivokapić um dos principais violonistas do novo cenário internacional de violonistas.

Ele venceu seu primeiro concurso internacional aos quatorze anos de idade, e seguiu vencendo mais dezoito, incluindo dois dos mais importantes concursos de violão do mundo - “Guitar Foundation of America” (GFA) em Montreal, Canadá, e “Dr. Luis Sigall International Competition of Musical Performance” em Vina del Mar, Chile, ambos em 2004.

Dois prêmios “Golden Guitar” se seguiram na “International Guitar Convention in Alexandria”, na Italia- 2005 como melhor jovem violonista do ano e em 2006 pelo seu CD de estreia. Desde então ele tem tocado em toda a Europa, Américas do Norte e do Sul, Ásia, África e Rússia, aparecendo em casas de show prestigiadas como o Concertgebouw em Amsterdam, a Sala Tchaikovsky em Moscou, o Palácio Lubkowitz em Viena e Auditório Conde Duque em Madrid.

Como perfomer, palestrante e jurado, Goran Krivokapić é convidado frequente em muitos festivais como Fetspiele Meklenburg- Volpommern, Festival Internacional de Música y Danza de Granada, Kotor Art, Koblenz International Guitar Festival, GFA International Guitar Convention, A Tempo Festival, Guitar Art Festival, Shenyang Guitar Festival e Daejon Guitar Festival.

Como solista ele se apresentou com a Orquestra de Câmara Eslava de Bohdan Warchal, Orquestra Sinfônica de Moscow “Russian Filharmony”, Nova Orquestra Sinfônica Russa, Orquestra Filarmônica de Turim, Orquestra Filarmônica de Belgrado, Orquestra Sinfônica Montenegrina, Orquestra da Rádio Nacional da România, Orquestra de Câmara de Folkwang, Orquestra Sinfônica do Chile, Orquestra Primavera, Orquestra Sinfônica Estadual de Istambul, Orquestra de Cordas de St. George, Camerata de Berlin, Orquestra Filarmônica Bremerhaven e Orquestra Sinfônica Shenyang.

Goran Krivokapić deu máster classes,e palestras sobre Bach e oficinas em universidades tais como Grieg Academy (Noruega), Universidade Estadual de Nova York, Universidade de Toronto, Hochschulle für Musik Detmold, Universidade do Estado da Florida, Consevatorium Maastricht, Universidade da Cidade do Cabo, Universidade do Texas em Dalas, Victoria Conservatory of Music, Universidade Chapman, Royal Conservatory of Music em Montreal, Universidade Nacional de Seoul, Universidade de Manitoba, Universidade do Texas em Brownsville, Conservatório Estadual M. I. Glinka Nizhny Novogorod,  Universidade do Winconsin, Universidade Marymont Loyolla em Los Angeles, Universidade Estadual do Arkansas, Universidade de Veracruz e Conservatório Tianjin.

Ele tem atuado regularmente no projeto “Rhapsody in School” (Rapsódia na Escola), uma iniciativa de Lars Vogt devotada a levar música clássica para a sala de aula.

Transmissões regulares e entrevistas para televisão e rádio incluem a WDR, BBC, Hessicher Rundfunk, Bayerischer Rundfunk, Radio Bremen, Arte, Fox 7, WBGH Boston, Fine Musc Radio, Classic FM, ABC Classic FM e RTCG.

Suas gravações e performances foram altamente elogiadas na Classical Guitar Magazine(Reino Unido), Soundboard Magazine(USA), Akustik Gitarre, Neve Musikzeitung(Alemanha), Gendai Guitar Magazine(Japão), Musica, Seicorde, Il Fronimo e La Stampa(Itália), Les Cahiers de la Guitare(França), Beeld e Die Burger(Africa do Sul), Vijesti e Mobilart(Montenegro).

O foco musical de Goran Krivokapić está no desenvolvimento de novos trabalhos para o violão clássico, principalmente por meio de suas próprias transcrições de obras clássicas e barrocas, e na colaboração com compositores contemporâneos tais como Gerard Drozd e o vencedor da Queen Elizabeth Music Competition, Hendrik Hofmeyr. Drozd e Hofmeyr dedicaram a ele várias de suas composições solo e de câmara.

Como músico de câmara ele faz parte do Montenegrin Guitar Duo, junto com Danijel Cerović. Suas apresentações foram aclamadíssimas pela audiência e pela crítica, que elogia suas apresentações historicamente informadas das Suítes Inglesas de J. S. Bach, em ema nova abordagem em dois violões.

Nascido em 1979, Goran Krivokapić começou sua formação musical aos oito anos de idade com Mico Poznanovic na Escola de Música de Herceg Novi em Montenegro e continuou seus estudos na Faculdade de Arte Musical em Belgrado, na classe de Srjdan Tošić, graduando-se em 2000. Ele continuou seus estudos com Hubert Käppel e Roberto Aussel na “Hochschule für Musik Köln” na Alemanha, onde ele se formou e recebeu o diploma “Konzertexamen”. Em seguida cursou o Mestrado no Conservatorium Maastrcht, na Holanda, sob a orientação de Carlo Marchione. Atualmente trabalha em seu Doutorado sob a orientação de Raphaella Smits e Carl Van Eyndhoven na Luca School of Arts em Leuven, Bélgica, onde ele foi recentemente nomeado professor convidado. Goran mora em Colônia com sua esposa e filho.