Maurizio Grandinetti

Maurizio Grandinetti

O violonista Maurizio Grandinetti é engajado na exploração e extensão dos limites do instrumento. Suas atividades vão desde recitais solo e música de câmara improvisada até performances com guitarra elétrica acompanhada de aparelhos eletrônicos.

Maurizio nasceu em Lamezia Terme, no sul da Itália, em 1964. Graduou-se cum laude no conservatório de Bari e transferiu-se para a Suíça para continuar seus estudos sob a tutela de Oscar Ghiglia na Hochschule für Musik Basel e Frank Bungarten no Conservatório de Lucerna, onde obteve o Diploma de Solista. Posteriormente, foi aluno de Hopkinson Smith na Schola Cantorum Basiliensis, onde se especializou em musica antiga em instrumentos originais.

Seu vasto e multifacetado repertório é principalmente direcionado à musica contemporânea de vanguarda. Estreou peças de Rebecca Saunders, Vinko Globokar, Jürg Wyttenbach, Alex Buess, Wolfgang Heininger, Tim Hodgkinson, Gwyn Pritchard, Rudolf Kelterborn e Heinz Holliger. Como solista em concertos para violão e orquestra, já se apresentou com a Milano Classica Orchestra (Itália), Katowice Chamber Orchestra (Polônia), Basel Sinfonietta e Lucerne Symphony Orchestra (Suíça), dentre outras.

Maurizio compôs musica para diversos espetáculos de teatro e dança e trabalha em estreita colaboração com o diretor alemão Joachim Schlömer (“Engel der Verzweiflung” no Theater Freiburg, “Nostalgia” no Festspielhaus St. Pölten, “A Clear View of Heaven” no Lucerne Festival). Durante a temporada 2010-11 serviu como artista em residência no Festspielhaus St. Pölten.

Grandinetti é convidado a tocar por toda a Europa e China por organizações de prestígio tais como Lucerne International Festival, Venitian Fenice Theatre, Radio Bremen, Output Festival Amstrdam, Silesian Days of Contemporary Music Katowice. É membro permanente do Ensemble Phoenix da Basiléia e toca esporadicamente com outros grupos de câmara europeus. Uma de suas últimas apresentações foi Pli selon Pli sob a direção do compositor Pierre Boulez. Em 2003 um novo CD com música para violão de John Cage e John Dowland foi lançado pelo selo italiano CD del Manifesto. Outras gravações podem ser encontradas no selo alemão Collegno. Maurizio leciona no conservatório de Como, Itália, e em workshops de música contemporânea.

PROGRAMA

John Cage
(1912-1992)
Totem Ancestor
In a room
John Dowland
(15631626)
Farewell
Dream
John Cage Dream
And the Earth
Primitive

Hughes Dufourt

La citè des saules (1997)
Pour guitare électrique et transformation du son
Elliot Sharp Seek!   (2009)
Jacob ter Veldhuis Grab it! (revised 2004) for guitar and tape
Maurizio Grandinetti
Maurizio Grandinetti
Maurizio Grandinetti
Maurizio Grandinetti
Maurizio Grandinetti